CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE DE ENDURO F.I.M. 2016
REGULAMENTO
ART.01- A FEDERAÇÃO DE MOTOCICLISMO DO RIO GRANDE DO
NORTE - FEMORN, é a única
entidade capacitada por lei a: autorizar, aprovar, coordenar, planificar e supervisionar atividades motociclísticas no
território do Rio Grande do Norte, e em conseqüência disso elabora o presente
regulamento. Assim sendo este Campeonato é de propriedade da FEMORN.
ART.02- Este
regulamento entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016 sendo válido para
todo o território do estado do Rio Grande do Norte durante o ano de 2016,
a cópia original está no site www.femorn.com
ART.03- REGULAMENTO
DO CAMPEONATO:
1- Para participar do Campeonato Estadual o piloto deverá estar
filiado a CBM no ano de 2016 e ter mais de 18 anos de idade.
2- As motos deverão ser do tipo off-road ou Motocross e deverão
estar em condições seguras de uso (freios, suspensão, manetes, paralamas,
tanques de combustível, etc.). Recomendado protetor de mão
ART.04- EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA: Os pilotos deverão usar
equipamentos individuais de segurança para prática do Off-Road, sendo
obrigatório no mínimo: capacete, óculos, camisa manga longa, luvas, calça e
Botas. Sendo altamente recomendado o uso de colete, Joelheiras, cotoveleiras,
cinta abdominal, protetor de pescoço e bolsa de hidratação (camel back).
ART.05- PONTUAÇÃO
PARA O CAMPEONATO
Cada piloto que largar em uma etapa ganhara 2 (dois) pontos de
participação no ranking + os pontos obtidos de acordo com sua classificação na
prova de acordo com a tabela abaixo:
Lugar
|
Pontos
|
Lugar
|
Pontos
|
Lugar
|
Pontos
|
Lugar
|
Pontos
|
1º
|
25
|
6º
|
15
|
11º
|
10
|
16º
|
5
|
2º
|
22
|
7º
|
14
|
12º
|
9
|
17º
|
4
|
3º
|
20
|
8º
|
13
|
13º
|
8
|
18º
|
3
|
4º
|
18
|
9º
|
12
|
14º
|
7
|
19º
|
2
|
5º
|
16
|
10º
|
11
|
15º
|
6
|
20º
|
1
|
Parágrafo único: O piloto que desejar mudar de categoria durante o
campeonato deverá solicitar a Federação e levará para a nova categoria metade
dos pontos obtidos na categoria anterior + os pontos extras de participação
(dois por etapa).
ART.06- DESCARTE:
atingindo o campeonato em 2016 o número de 5 (cinco) etapas homologadas haverá
o descarte do tipo (N-1), ou seja, cada piloto descartará sua pontuação mais baixa incluindo-se o zero.
ART.07- DESEMPATE: Ao final do campeonato, será proclamado CAMPEÃO ESTADUAL, o piloto que houver somado o maior número de pontos em cada categoria, descartando-se a etapa com menor pontuação (n-1) caso haja empate o primeiro critério de desempate será o maior descarte, o segundo será maior número de vitórias, se persistir o empate , o maior número de segundos, terceiros e outras posições subseqüentes.
ART.08- REGULAMENTO SUPLEMENTAR: Deverá ser
divulgado na semana do evento, onde deverá constar o nome do Diretor de Prova,
três membros do júri, número de voltas e quilometragem da prova, horário e
local de largada e chegada do primeiro competidor, locais de abastecimento e
outras informações julgadas de relevância.
ART.10- CATEGORIAS: as categorias do Campeonato
Norteriograndense de Enduro FIM 2016 são definidas por três critérios: classificação da moto off-road (nacional ou
importada), idade do piloto ou nível
técnico. Os piloto poderão escolher qualquer categoria que se encaixar conforme
listadas a seguir.
ENDURO 1: IMPORTADAS 250cc em diante; ·
ENDURO 2: IMPORTADAS até 250cc (4tempos) e até 220cc (2tempos); ·
ENDURO 35: Qualquer moto, OVER 35, pilotos a partir de 35 anos
completos. ·
ENDURO 45: Qualquer moto, OVER 45, pilotos a partir de 45 anos
completos. ·
ENDURO 4: ELITE - MOTOS
NACIONAIS (Pilotos com nível técnico
elevado) ·
ENDURO 5: MOTOS NACIONAIS
ATÉ 250cc – (INTERMÉDIÁRIO)
OBS: o piloto que se inscrever na E5 e ficar entre os 5 melhores
na Geral se inscreveu indevidamente, neste caso o piloto passará
automaticamente para a categoria E4 com acréscimo de um minuto ao seu tempo.
Esta regra se aplica apenas se o fato ocorrer na 1ª ou 2ª prova que o piloto
participar na E5 em 2016.
OBS: outras categorias (E6,E7) poderão ser criadas a critério do
organizador, mas não farão parte do campeonato. as regras destas categorias
estarão no regulamento complemementar.
será cobrada do organizador uma
taxa no valor de R$ 10,00 (dez reais) por cada piloto inscrito nestas
categorias.
ART.11- CARTEIRA REGIONAL: Como forma de incentivo os
pilotos da categoria E5 poderão se filiar na classe CBM regional porém estes
pilotos não participam do Ranking Estadual, os demais pilotos (E1 a E4) terão
que ter carteira CBM NACIONAL OU 1ª FILIAÇÃO NACIONAL.
ART.12- CRONOMETRAGEM: deverá ser feita de forma eletrônica por
equipamento que grave os décimos de segundos, fotocélulas ou GPS, no caso de uso de GPS deverá ser obrigatório
nas categorias do Campeonato o uso de 2 equipamentos por piloto. Além dos 2 GPS
cedidos pela organização o piloto poderá utilizar seu próprio equipamento GPS,
desde que o equipamento seja homologado pelo sistema de apuração, e que o
equipamento esteja configurado para gravar um waypoint por segundo, estes
somente serão utilizados em caso de pane nos dois equipamentos oficiais
ART.13- ORDEM DE LARGADA:
a) Será a ordem do ranking
ou prova anterior para os 5 primeiros de cada categoria.
b) Na especial a largada será pela ordem de chegada no local de
inicio da especial (fila), o piloto deverá obedecer ao controle do Fiscal de
largada, o intervalo entre largadas de pilotos será de 1 minuto no máximo,
devendo ceder o lugar a outro piloro caso não queira largar.
ART.14- DEVERES
DO PILOTO: É dever de todo piloto participar do
Briefing e manter o mais alto espírito esportivo para com os demais
concorrentes, antes, durante e após a competição e respeitar todas as
disposições constantes no presente regulamento e seus adendos, bem como o
Código nacional de Trânsito e as disposições do código Estadual de Desportes.
Podendo este ser penalizado ou desclassificado dependendo da infração.
ART.15- INSCRIÇÕES: as inscrições devem ser
feitas no site da Federação, ou em local por ela determinado. O piloto
deverá estar obrigatoriamente inscrito na CBM
no exercício do corrente ano. O valor da inscrição e a quantidade de vagas
serão anunciados no regulamento suplementar. A inscrição oficial acaba no
sábado às 21:00h. O piloto que se inscrever no Domingo pagará uma multa de R$
20,00 (vinte reais) e largará em uma vaga se ainda existir, caso não haja mais
vagas este não participará da prova.
ART.16- RESPONSABILIDADE: Ao assinarem a ficha de inscrição, os
pilotos se comprometem a seguir o regulamento e se responsabilizam Civil e
Criminalmente pelos seus atos, eximindo a CBM,
a FEMORN, os organizadores, os promotores e patrocinadores da prova, de toda e
qualquer espécie de responsabilidade por danos que venha a causar a terceiros e
ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição.
ART.17- CIRCUITO: O percurso deverá ser
praticável em qualquer tipo de tempo, para todos os tipos de motocicletas
aceitas neste regulamento. A
distância total por etapa não poderá ser inferior a 75 km e
não mais de 30% sobre as rodovias asfaltadas. Os testes especiais só serão
válidos após a primeira volta, com exceção do Cross Teste e Extreme que poderão
valer na primeira volta. O percurso deverá ter no mínimo 2 (duas) voltas. Por
dia de prova deverá ter no mínimo 24 Km de especiais somando-se todas
as voltas.
ART.18- MEIO AMBIENTE: Os pilotos se comprometem a preservar
o meio ambiente não poluindo as trilhas.
ART.19- PREMIAÇÕES: Serão entregues troféus do 1º ao 5º
lugares de cada categoria, troféus ou medalhas de 6º ao 10º para a categoria
Enduro 5. NOTA IMPORTANTE: Não será
permitida premiação em dinheiro, apenas sorteio de produtos entre os vencedores
ou participantes. Categorias E6 e E7 poderão ser premiadas com troféus ou
medalhas.
ART.20- CAMPEÃO GERAL: Será o piloto mais rápido do dia,
somando-se as penalizações e juntando-se todas as categorias e também participará
do Ranking Geral onde sairá o Número 1 do Estado do RN.
ART.21- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE EXPERIÊNCIA DO PILOTO
Para a categoria E4 e E5, uma comissão técnica da FEMORN
classificará os pilotos de acordo com o nível técnico analisando provas de 2014
e 2015. Para o caso dos pilotos não conhecidos da comissão técnica que se
inscreverem na E5 será consultado o organizador local sobre o nível
técnico do piloto em questão, se mesmo assim não pudermos definir a categoria a
que pertence o piloto, o mesmo poderá se inscrever na categoria E5 com a
condição de subir para a categoria E4 se na 1ª ou 2ª participação no campeonato
obtiver tempo para se classificar entre o 6 (seis) melhores da GERAL, ao
subir o piloto leva uma penalização de um minuto ao seu tempo.
Obs: A pedido do piloto (ANTECIPADAMENTE) também existe a
possibilidade de pilotos E4 voltarem para a E5 ou pilotos da E5 subir para E4, após análise
da comissão.
ART.25- VISTORIA: A vistoria da moto poderá feita no
parque fechado e o piloto não poderá trocar de moto após a largada sob pena de
desclassificação. A vistoria dos equipamentos do piloto será na entrada do
parque fechado na hora da largada, podendo o piloto ser impedido de participar
caso não tenha os equipamentos mínimos necessários.
ART.26- PARQUE FECHADO:
1- Toda prova deverá ter uma área cercada destinada ao Parque
Fechado que abrigará as motocicletas até a largada.
2- As motos deverão entrar e sair do Parque Fechado com MOTOR DESLIGADO.
3- No parque fica proibido reparo ou manutenção na motocicleta,
inclusive reabastecimento.
4- O parque fecha 15 minutos antes do horário da largada do
primeiro piloto, a penalização por colocar a moto depois do horário de
fechamento do parque é de 1 minuto.
ART.27- BRIEFING: reunião com todos os pilotos onde se
passará informações importantíssimas sobre a prova, começa 30 minutos antes do
horário de largada do 1º piloto e é obrigatório para todos os pilotos.
ART.28- ÁREA DE LARGADA
É uma pequena área localizada na saída do Parque Fechado, os pilotos
devem levar suas motos com o motor desligado e aguardam o seu horário e o sinal
de largada do fiscal para acionar o motor. Caso o motor não funcione dentro do
minuto da sua largada, o piloto deverá empurrar a motocicleta para uma linha
de 10 metros a frente para tentar solucionar o problema, após a linha
de 10 metros ajuda de mecânicos e terceiros é permitida.
ART.30- PERCURSO / MARCAÇÃO:
- O percurso deverá ser marcado por placas com setas indicativas
de direção direita e esquerda, sinal de confirmação de percurso (placa bola
vermelha ou bumping LARANJA) e sinal de caminho errado (placa com X ou bumping
PRETO), sinal de perigo (caveira), conforme ANEXO. Não será usado marcação por spray devendo o piloto ignorar marcação
por spray em postes, coqueiros, pedras, etc.
- RADAR, em áreas urbanas, cidades e
povoados o piloto deverá trafegar em baixa velocidade, podendo ser penalizado
pela organização da prova caso exceda o limite de velocidade do local.
ART.31- CONTROLE DE HORÁRIO (CH)
- Toda prova deverá ter dois CHS que serve para dar ordem a prova, sendo uma
espécie de relargada automática.
- O piloto é o único responsável pela observação dos seus horários
e deverão estar com seus relógios digitais sincronizados (inclusive os
segundos) com a organização da prova para saber a hora de passagem pelos CHs.
- Os locais dos CHs serão indicados por uma placa com inscrição
CH.
- O piloto deverá se apresentar ao fiscal na hora ideal de sua
passagem pelo CH.
- O ultimo CH será na entrada do Parque Fechado no fim da prova e
o piloto poderá entrar adiantado que não sofrerá penalização.
- Em caso de força maior o Diretor de Prova poderá mudar o horário
previsto de cada CH avisando os pilotos no desenrolar da prova.
ART.32- PONTUAÇÃO NOS CHS: O piloto será penalizado com 1 minuto
toda vez que se atrasar ou largar adiantado nos CHs .
Não se apresentar ao fiscal do CH em uma volta penaliza o piloto com 10 minutos.
Não se apresentar ao fiscal do CH em uma volta penaliza o piloto com 10 minutos.
ART.33- FORFET: O piloto que não completar uma
especial será atribuído a ele o tempo máximo desta especial não completada, que
será definido pela direção de prova.
ART.34- TESTES ESPECIAIS: (PROVA CONTRA O RELÓGIO)
- Durante a prova haverá testes especiais que poderão ser em linha
(ET – Enduro Teste), em circuito (CT – Cross Teste) ou mais radicais tipo trial
(XT – Extreme Teste).
- No inicio e no final dos testes haverá uma placa indicando o
local de largada e chegada,
- Os testes especiais (Cross Teste) e o XT (Extreme Teste) poderão
contar desde a primeira volta, podendo para um melhor aproveitamento ser reconhecido
a pé pelo piloto antes da prova.
- O tamanho mínimo dos testes especiais são: CT 800 metros,
Extreme 400 metros, ou 600 metros (misto) ET 1,5 KM.
-Os testes não devem ser em lugares extremamente perigosos, e
devem ser selecionados para que a velocidade média da especial não ultrapasse
os 55 km/h (a média será calculada somando a velocidade média da
especial dos 6 primeiros lugares de cada categoria e dividindo-se por 6).
- Ao final da prova serão somados todos os tempos, o campeão da
categoria será aquele que obtiver o menor tempo no somatório das especiais
válidas acrescentando-se as penalizações cometidas pelo piloto.
ART.35- PENALIZAÇÕES: o piloto sofrerá uma
penalização em segundos por cada infração a seguir. As penalizações serão
impostas pela observação dos comissários ou Diretor de prova e agentes das
autoridades do Trânsito.
60 segundos..........Por cada minuto atrasado ou adiantado nos CHs.
60 segundos..........Por colocar a moto atrasado
dentro do parque fechado.
60
segundos..........Por cada infração leve ou média de trânsito.
60 segundos........Por cortar caminho ou passando a
mais de 15 metros de um waypoint ou sinalização definido.
120 segundos..........Por obstruir propositalmente os testes
especiais na largada.
120 segundos..........Por perder um carimbo ou waypoint, caso haja
um controle deste tipo na prova.
120 segundos..........Por cortar caminho no deslocamento.
30 minutos ............ Por
não passar, adiantar ou atrasar mais de 30 minutos no CH
05 minutos.............Por treinar em algum teste
especial na véspera da prova.
05 minutos.............Por cada infração grave do
Código Nacional de Transito.
05
minutos............ Por cortar caminho dentro da especial ao
passar a mais de 50 metros do roteiro definido.
ART.36- CARTÃO DE TEMPO: No caso do uso de fotocélulas, a cada
volta o piloto é obrigado a retirar seu cartão com o Fiscal do CH,
entregá-lo ao fiscal a cada largada e chegada de especiais para anotação
do seu tempo. Conferir seus dados e tempos no cartão, manter a conservação do
cartão e entregá-lo na cronometragem no fim de cada volta.
ART.38- DESCLASSIFICAÇÃO: são motivos para desclassificação pelo
júri de prova, devendo haver reclamação por escrito de um concorrente ou de um
comissário desportivo, o direito de defesa do competidor e julgamento pelo júri
de prova:
1. Retirar ou danificar
propositalmente sinalização da prova, Placas e Bumps (Desclassificação e
suspensão por 1 ano).
2. Obstruir propositalmente a
trilha dentro de um teste especial.
3. Desrespeitar ordem de não
ingerir bebida alcoólica durante o evento.
4. Transitar em alta velocidade
nas cidades ou povoados.
5. Não respeitar a propriedade
alheia (sítios, fazendas, etc)
6. Colocar a vida de crianças,
pedestres ou ciclistas em risco.
7. Nos testes especiais pilotar
propositalmente em sentido contrário.
8. Cometer uma infração
Gravíssima de trânsito, comprovado por autoridades competentes.
9. Atitudes anti-desportivas
contra concorrentes (após julgamento).
10. Desrespeitar autoridade da prova
(Diretor, Comissários, Membros do Júri).
11. Participar com motocicleta sem
documentos que comprovem a propriedade.
ART.39- BONIFICAÇÕES: O piloto que parar dentro de um teste
especial para socorrer concorrente vitima de acidente grave, após checado e comprovado as informações do
acidente pelo júri de prova, será atribuído nesta especial o mesmo tempo
obtido na volta anterior ou posterior quando for o caso.
ART.40- RESULTADO: o piloto terá que aguardar o
resultado parcial de sua categoria a fim de conferir e expor reclamações
quanto ao seus tempos ou de seus concorrentes caso aja indícios de erros,
se no prazo de 5 minutos após divulgação do resultado parcial não
houverem reclamações, serão entregues os troféus desta categoria, não cabendo
mais recursos após a entrega dos troféus. É de inteira responsabilidade do piloto conferir
seus tempos.
ART.41- PROTESTOS:
-Para protestar o piloto deverá pagar uma taxa no valor de uma
inscrição da prova.
-Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude anti
esportiva deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregue ao Diretor de
Prova, até 10 minutos após o horário ideal de chegada do último competidor.
-Protestos contra resultados deverão ser feitos por escrito pelo
piloto e entregues ao Diretor de cronometragem até 5 minutos após a divulgação
do resultado parcial em questão.
-Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova; caso haja
procedência o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá a
favor do Organizador da Prova.
-Não cabem protestos contra decisões das autoridades da prova.
-Conforme estatutos da FEMORN e Código Disciplinar da CBM para
recurso da decisão do Júri da Prova o reclamante deverá encaminhar seu recurso
a Comissão Disciplinar da CBM no prazo de 5 dias e acompanhado do valor de 05
salários mínimos.
-No caso de recurso contra decisão da Comissão Disciplinar o
recurso deverá ser encaminhado até 10 dias após sua divulgação ao Tribunal de
Justiça Desportiva e acompanhado do valor de 10 salários mínimos.
ART.41- LISTAGEM DE MOTOCICLETAS AUTORIZADAS A PARTICIPAR DA
CATEGORIA NACIONAL.
Honda: - CRF 230, Tornado 250, XRE300, XR 200, XL
125 / 250 / 350, Bros 125 / 150
Yamaha: -TTR
230, TTR 125, XTZ
125, Lander 250, DT 180
/ 200, XT 225,TDM 225
Outras: - deverão ser similares as listadas acima.
OBS:
ESTE REGULAMENTO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÃO MEDIANTE REUNIÃO DA DIRETORIA DA
FEMORN, PORTANTO A VERSÃO DO REGULAMENTO DEVERÁ SER VERIFICADA NO FINAL DA
PÁGINA E COMPARADA COM A PUBLICADA NA INTERNET.
Versao 1.0
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